Dicionário de conceitos


Veja também: definições do IBGE para indicadores sociais e econômicos

Área mínima comparável

O número de municípios brasileiros aumentou de 3.951 em 1970 para 5.507 em 2000. As mudanças nos contornos e áreas geográficas dos municípios devidas à criação de novos municípios impedem comparações intertemporais consistentes de variáveis demográficas, econômicas e sociais em nível municipal. Para isso, é necessário agregar municípios em áreas mínimas comparáveis (AMC). O número de AMCs e os municípios que as compõem variam dependendo do período em análise. O Ipeadata disponibiliza os arquivos necessários para a construção dos mapas em Excel, em nível de AMC, para os períodos 1872-2000, 1920-2000, 1940-2000, 1960-2000, 1970-2000 e 1991-2000. Para saber mais detalhes, confira: como foram construídas as AMCs disponíveis no Ipeadata (AMC-1872-2000.doc); a correspondência entre os municípios de 1997 e as respectivas AMCs desde 1872 (Municipios1997_AMCs.zip); o histórico da divisão territorial brasileira (DivisaoTerritorialBrasileira_IBGE.pdf); e a genealogia dos municípios brasileiros (GenealogiaMunicipios_RBM.pdf).

Bacias hidrográficas

Pela classificação utilizada no Ipeadata, um município está incluído em uma bacia (ou sub-bacia) hidrográfica quando qualquer parcela de sua área geográfica pertencer a essa bacia (ou sub-bacia) hidrográfica. Portanto, um município pode estar incluído em mais de uma bacia (ou sub-bacia). O anexo Nomes-Siglas lista os nomes e siglas de todas as bacias e sub-bacias hidrográficas em território brasileiro. O anexo Municípios-Bacia mostra a classificação dos municípios nas bacias e sub-bacias e mostra a distribuição percentual da área dos municípios pertencentes a cada bacias ou sub-bacias. O anexo Nenhuma-Bacia mostra os municípios que não pertencem a nenhuma bacia.


Balança comercial (FOB) - saldo

Diferença entre as Exportações e Importações registradas no Balanço de pagamentos de um país. FOB indica valores a preços de embarque, ou seja, preços das mercadorias excluindo pagamento de fretes, seguros, impostos e taxas de embarque.


Balanço de pagamentos (BP) - saldo

O balanço de pagamentos registra todas as transações de caráter econômico-financeiro realizadas por residentes de um país com residentes dos demais países. Seu saldo é o resultado da soma das contas Transações correntes e de Capital.


C-Bond e Global 40-spread

Lançado em 1994, o C-Bond foi, por muitos anos, o título da dívida externa brasileira mais negociado no mercado internacional. Já o título Global 40 (ou Global 2040, por ser este o seu ano de vencimento) foi lançado em 2000 e, a partir de 2004, tornou-se o papel brasileiro de maior liquidez no exterior. Em 2005, o Brasil lançou o A-Bond (também conhecido como Global 2018 ou Global 18), em uma operação de troca pelos C-Bonds que estavam até então no mercado. Quanto maior a procura por papéis desse tipo, maior é o seu valor de mercado, ou seja, maior o sinal de confiança dos investidores na capacidade de pagamento do país. O Ipeadata apresenta, em pontos-base, a evolução dos spreads (diferenças) entre as taxas oferecidas pelos títulos brasileiros e as que remuneram o título do Tesouro dos EUA, que são mais baixas por estarem associadas a uma percepção de risco menor. As taxas mantêm relação inversa com os valores de mercado de cada título. Assim, quanto maiores as taxas (e, portanto, os spreads) dos papéis brasileiros, menor o sinal de confiança (ou maior o de risco presumido) na economia do país.


Coeficiente de Gini - Renda domiciliar - desigualdade

Série baseada na Pesquisa Anual por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE. Mede o grau de desigualdade existente na distribuição da renda domiciliar per capita. Seu valor varia de 0 a 1, assumindo o valor 0 quando não há desigualdade alguma (todas as pessoas do país recebendo exatamente a mesma renda) e o valor 1 quando há o mais extremo grau de desigualdade possível (um único indivíduo concentrando toda a renda e todos os demais do país sem renda alguma).


Dívida externa registrada

Somatório dos débitos com registro no Banco Central resultantes de empréstimos e financiamentos com prazo de vencimento superior a um ano contraídos com residentes no exterior. Compreende passivos externos do setor privado e do setor público financeiro e não-financeiro. Em oposição, a dívida não registrada agrega as operações de dívida sem registro no Banco Central, como linhas de crédito de comércio de curto prazo.


Dívida interna líquida do setor público

Valor total dos débitos assumidos pelos governos federal (inclusive Banco Central), estaduais e municipais e suas empresas junto às pessoas físicas e jurídicas residentes no próprio país, descontando o valor dos créditos do governo.


Exportações (FOB)

Valor das vendas para o exterior e outras remessas de bens de propriedade de residentes no país, registrado na Balança Comercial do Balanço de Pagamentos. FOB (free on board) indica valores a preços de embarque, ou seja, preços das mercadorias excluindo pagamento de fretes, seguros, impostos e taxas de embarque.


Formação bruta de capital fixo

Valor total dos investimentos brutos (sem deduzir o uso devido à depreciação e obsolescência) em capital fixo (máquinas e equipamentos, estruturas e edificações, rebanhos e culturas permanentes) realizadas pelas empresas públicas e privadas em um determinado período. Equivale ao aumento bruto da capacidade produtiva do país.


Global 40

Ver "C-Bond e Global 40-spread".


Índice Geral de Preços/Disponibilidade Interna (IGP/DI)

Calculado pela Fundação Getulio Vargas (RJ), é composto pelo Índice de Preços por Atacado (IPA), com peso de 60%, pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no Rio de Janeiro e em São Paulo, com participação de 30%, e pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC), com peso de 10%. O conceito de Disponibilidade Interna (DI) refere-se à produção nacional e às importações, excluindo as exportações. O IPA não tem regionalização. O IPC é calculado para as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, enquanto o INCC compreende informações de 19 capitais (Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo, Aracaju, Vitória, Cuiabá e São Luís).


Importações (FOB e CIF)

Valor das compras e outras entradas de mercadorias de propriedade de residentes no exterior no país, registrado na Balança Comercial do Balanço de Pagamentos. A sigla FOB (free on board) indica valores a preços de embarque, ou seja, preços das mercadorias excluindo pagamento de fretes, seguros, impostos e taxas de embarque. Para séries históricas de importações em contos de réis e em libras esterlinas, o Ipeadata apresenta valores CIF (cost, insurance and freight), que incluem esses pagamentos.


Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)

Calculado pelo IBGE, representa o nível dos preços de uma cesta de bens e serviços disponíveis para consumo pessoal, composta conforme o padrão médio de consumo observado de uma amostra de famílias com rendimento monetário entre 1 e 40 salários mínimos, residentes nas nove regiões metropolitanas do país (Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Belém, Salvador, Rio de Janeiro), no município de Goiânia e no Distrito Federal.


Investimentos estrangeiros diretos líquidos

Saldo de recebimentos e pagamentos entre residentes e não-residentes referentes à aquisição, por parte de empresas, governos ou indivíduos, de novas empresas ou participação acionária em empresas já existentes, registradas na conta Capital do Balanço de Pagamentos. Representa o fluxo de investimentos estrangeiros diretos no Brasil, descontado o valor dos investimentos diretos brasileiros no exterior.


Juros over/selic - taxa média (%)

Taxa básica de juros da economia brasileira, média da taxa praticada no financiamento interbancário com prazo de um dia útil (overnight). O Banco Central do Brasil (BCB) fixa a meta para a taxa, por meio de reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), e garante que a taxa de mercado fique próxima do patamar alvejado comprando e vendendo no mercado aberto os títulos da dívida federal indexados a ela, listados e negociados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic, sigla adotada também para denominar a taxa). Essa atuação do BCB, que regula as quantidades de moeda e títulos públicos disponíveis no mercado, caracteriza o principal instrumento da política monetária brasileira. A taxa selic serve de referência para as demais taxas de juros que o mercado utiliza no país e, ao mesmo tempo, sua evolução tem impacto nas despesas fiscais com os juros da dívida pública.


Nascido vivo

É o produto da expulsão ou extração completa de uma criança do corpo materno, independente da duração da gravidez, o qual, depois da separação, respire e dê qualquer outro sinal de vida, como batimentos do coração, pulsação do cordão umbilical ou movimentos efetivos dos músculos de contração voluntária, estando ou não cortado o cordão umbilical e estando ou não desprendida a placenta (Declaração de Nascimento). Desde 1976, a Declaração de Óbito implantada pelo Ministério da Saúde, através da exigência do registro da hora e do minuto da ocorrência do óbito de nascidos vivos, tem auxiliado na distinção entre os nascidos mortos (óbitos fetais antes da expulsão ou da extração completa do concepto do corpo da mãe) e os nascidos vivos que faleceram com minutos ou horas de vida, que são considerados óbitos neonatais precoces (de 0 a 6 dias).


Necessidade de financiamento do setor público (NFSP)

Déficit (quando a necessidade de financiamento é positiva) ou superávit (quando negativa) que equivale à variação líquida da dívida pública em um determinado período de tempo, descontando-se os empréstimos concedidos ao setor privado. É o resultado fiscal obtido da diferença entre despesas e receitas do setor público. O conceito nominal é o mais amplo, incluindo todas as receitas e despesas. O conceito operacional exclui a correção monetária e cambial sobre a dívida pública, mas inclui as despesas com o pagamento de juros reais das dívidas interna e externa. O conceito primário exclui receitas e despesas financeiras, ou seja, com juros nominais (juros reais + correção monetária e cambial). Portanto, NFSP primária + juros reais + correção monetária e cambial = NFSP operacional + correção monetária e cambial = NFSP nominal = todas as despesas – todas as receitas.


Núcleo - IPCA

O núcleo da inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é a média ponderada da variação dos preços dos 512 produtos considerados no cálculo do IPCA, sendo a ponderação de cada produto dada pelo desvio da série histórica em relação à tendência comum.


Produto interno bruto (PIB)

Valor agregado de todos os bens e serviços finais produzidos no país durante o período. Equivalente à renda gerada no país.


Produto interno bruto (PIB) per capita

Produto ou renda média das pessoas residentes no país. Resulta da divisão do PIB pelo tamanho da população.


População residente

A população total é classificada em população residente (ou população de direito) e população presente (ou de fato). O primeiro conceito corresponde às pessoas no domicílio, mesmo que ausentes na data das pesquisas, e o segundo se refere às pessoas presentes (moradoras ou não) no domicílio.


Poupança - rendimento - 1º dia útil (%)

A remuneração das cadernetas de poupança é calculada segundo a Taxa de juros de Referência (TR) mais 0,5%. Por sua vez, a TR é calculada segundo a remuneração média mensal, líquida de impostos, dos depósitos a prazo fixo captados nas agências dos bancos comerciais, bancos de investimento ou de títulos públicos, de acordo com metodologia fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).


Produção de grãos - cereais, leguminosas e oleaginosas

Produção de algodão (herbáceo e arbóreo), amendoim, arroz, feijão, mamona, milho, soja, aveia, centeio, cevada, sorgo e trigo.


Relação câmbio efetivo / salário - índice

Indica a competitividade internacional do custo da mão-de-obra industrial ativa no Estado de São Paulo, a partir do salário médio praticado nas indústrias paulistas e da cotação da moeda brasileira perante as dos países para onde o Brasil exporta. A variação do índice é proporcional à do número de trabalhadores que se pode contratar na indústria de São Paulo com valores fixos nas moedas dos países que compram produtos brasileiros. A evolução da produtividade média desses trabalhadores em relação à dos demais trabalhadores do mundo seria um fator complementar na definição da competitividade da força de trabalho local. O índice é calculado a partir das médias mensais dos salários nominais levantados pela Fiesp; da taxa de câmbio entre o real e o dólar americano apurada pelo Banco Central do Brasil; das taxas de câmbio em relação ao dólar americano de dez países selecionados, informadas pelo FMI; e da ponderação dos dez países selecionados na pauta de exportações brasileiras divulgada pela Secex.


Relação dólar / salário - índice

Indica a capacidade de contratar mão-de-obra industrial em São Paulo com um valor fixo em dólares americanos. Assim como a Relação câmbio efetivo / salário, é um indicador da competitividade internacional do custo dessa força de trabalho, mas, neste caso, sem ponderação pelos diversos mercados para onde os produtos brasileiros são exportados. O índice é calculado a partir das médias mensais da taxa de câmbio entre o real e o dólar americano, apurada pelo Banco Central do Brasil, dividida pelos salários nominais levantados pela Fiesp.


Reservas internacionais (conceito: liquidez)

Todos os ativos que possam ser considerados disponíveis pelas autoridades monetárias para o pagamento de qualquer dívida ou aquisição de direitos junto a não-residentes no país. As reservas internacionais podem ser contabilizadas segundo o conceito de liquidez internacional, que inclui os créditos a receber em um futuro imediato; ou no conceito de disponibilidade imediata ou caixa, que considera os recursos disponíveis no momento.


Salário mínimo nominal

Menor remuneração permitida por lei para trabalhadores de um país ou de um ramo de atividade econômica. No Brasil, o salário mínimo é obrigatório para todos os assalariados urbanos e rurais do país. As unidades da federação têm ainda poder para fixar pisos salariais estaduais superiores ao salário mínimo nacional. No entanto, a alta incidência de trabalho informal no Brasil possibilita que grande parcela da mão-de-obra ocupada obtenha remuneração inferior ao salário mínimo.


Salário mínimo real

Série em reais (R$) a preços do último mês elaborada pelo Ipea. A partir de março de 1979, o salário mínimo nominal é deflacionado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do IBGE e, para períodos anteriores, o deflator utilizado é o Índice do Custo de Vida (ICV-RJ) da FGV.


Taxa de câmbio comercial - R$/US$ - venda - média

Taxa utilizada nas transações oficiais (exportações, importações e transações financeiras) registradas no Banco Central do Brasil. É o valor médio mensal das cotações diárias de venda.


Taxa de câmbio - efetiva real - INPC - exportações - manufaturados - índice

Calculada a partir da série nominal de taxa de câmbio (R$/US$) e da relação entre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC - série expurgada) e os Índices de Preços ao Consumidor (IPCs) dos 16 mais importantes parceiros comerciais do Brasil, ponderados de acordo com a participação de cada parceiro na pauta das exportações brasileiras de manufaturados em 2001.


Taxa de investimento - FBCF/PIB (%)

Relação entre a formação bruta de capital fixo (FBCF) e o produto interno bruto (PIB) a preços correntes. A FBCF é o fluxo de acréscimos ao estoque de capital fixo realizados a cada período, visando ao aumento da capacidade produtiva do país. A taxa de investimento trimestral a preços constantes é calculada mantendo-se fixos os preços utilizados nos cálculos do PIB e da FBCF.


Taxa de investimento a preços do ano anterior

Taxa obtida a partir da relação entre os índices de base móvel (ano anterior = 100) da formação bruta de capital fixo (FBCF) e do produto interno bruto (PIB).


Taxa de mortalidade geral

Razão entre os óbitos gerais ocorridos em uma unidade geográfica durante determinado período de tempo e a população estimada na metade do período, multiplicada por 1.000 para facilitar a leitura e permitir comparação internacional.


Taxa de mortalidade infantil

Razão entre os óbitos de menores de 1 ano ocorridos em uma unidade geográfica durante determinado período de tempo e os nascidos vivos da mesma unidade nesse período, multiplicada por 1.000 para facilitar a leitura e permitir comparação internacional.


Taxa de natalidade

Razão entre os nascidos vivos ocorridos em uma unidade geográfica durante determinado período de tempo e a população estimada na metade do período, multiplicada por 1.000 para facilitar a leitura e permitir comparação internacional.


Tendência prospectiva para 4 meses - IPCA

A tendência de inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é a previsão da inflação média do IPCA nos quatro meses seguintes realizada com base na variação dos preços dos 512 produtos considerados no cálculo do IPCA, sendo a ponderação de cada produto o desvio da série histórica em relação à tendência comum. O estimador supõe um coeficiente de amortecimento no tempo. Estimada com informações disponíveis até o mês de referência.


Transações correntes - saldo

Conta do Balanço de Pagamentos constituída da Balança Comercial, da Balança de Serviços e das Transferências Unilaterais. O resultado dessas três contas é o superávit/déficit das Transações Correntes (ou "em conta corrente"). A Balança de Serviços registra as receitas e despesas de diversos tipos de transação, destacando-se os transportes, os seguros, as viagens internacionais, os royalties, a assistência técnica, os lucros e os juros da dívida externa. As Transferências Unilaterais (ou donativos) compreendem os pagamentos e recebimentos sem contrapartida de serviços, tais como doações, remessas de imigrantes etc.